sexta-feira, 25 de abril de 2008

......


quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia mundia do livro, São Jorge e Lua cheia!

No dia 23 de abril comoramos o dia mundial do livro. Sem dúvida, os livros são espaços virtuais provocadores, instigantes, inspiradores.... Nem preciso dizer o quanto esse objeto esteve presente ao longo da minha vida. É um caso antigo, amor que não acaba, enamoramento permanente...Vou á uma livraria, flerte, sorrisos que escapam deflagrados por Adélia, Manoel ou Antunes. Quantos cenários se armam na minha imaginação! Quantas pessoas-personagens despudoradamente humanas ali expostas para minha leitura devassa...E nem podem se cobrir, desviar o olhar, esconder-se em outra pagina! É uma delícia! O que seria do Viveiro de Idéias sem os livros e seus autores...? Em tempo, hoje é dia de São Jorge, e mais uma lua cheia no céu! Ah! Minha devoção pelos livros e os auotres aí na minha imagem com Carlos Drummond de Andrade em Belo Horizonnte, Minas Gerais. E agora José?

segunda-feira, 21 de abril de 2008

A minha amiga Borboleta

Ontem, tive uma companhia no meu quarto. Uma linda borboleta, com sua graça, adocicou instantes da minha vida, me atrapalhando no caminho, pois ela ficou no meio do quarto, andando pelas linhas do assoalho.
Ora com as asas abertas, ora fechadas a borboleta tinha obcessão por andar nas linhas. Ia e voltava, linda e delicada. Borboleta com TOC.

Hoje, contra a minha vontade, levei a borboleta para a janela. E fiquei observando a sua partida. Ela linda andou pelo papel, fez charme. Tirei mais fotos. A perdi por uns 02 segundos. E ela sumiu.


O bom, é que tem uma joaninha no banheiro.

sábado, 19 de abril de 2008

Dia 22 de abril, Earth Day

Você sabia que para produzir uma única folha de A4 a indústria consome 10 litros de água? E que para produzir uma única camiseta são gastos 2.700 litros de água? Então, quando falamos da água disponível no planeta (e em poluição e escassez), não deveríamos incluir na discussão (além do blablabla "tomem banhos rápidos"!) o consumismo?! Será possível cuidar do planeta sem repensar nosso modelo de civilização?

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Célula comestível?



Ensinar ciências para cegos esbarra normalmente em dois problemas: materializar para o toque tudo que é grande demais (elefantes, girafas) ou muito pequeno (átomos e células). Há a possibilidade da descrição, que na falta de outro recurso, funciona bem. Mas se podemos contar com outros recursos, fantástico. A seguir alguns exemplos de estratégias bem sucedidas que poderiam e podem diminuir esse incômodo “pedagógico”, sendo que a primeira não foi criada especificamente para portadores de deficientes visuais. Uma delícia! A professora que idealizou a prática executa a profissão como “arte”. Tô errada Idely? Apresento a vocês, Idely Molina, uma professora de ciências que combina conhecimento, arroubos de “chef” e ousadia pictórica.... (A foto da "célula comestível" é da professora Idely, e a outra, da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horioznte)

Para o que é diminuto
Reproduzo aqui a receita da célula comestível criada pela professora Idely Molina, que ela me enviou por email. Que lindo, Idely! Será que dá pra fazer na TV?

“Faço aquela massa de bolacha maisena triturada e amassada com manteiga = a membrana plasmática e forro um refratário.Faço no fogão um creme de leite condensado, leite e gemas (creme básico de pavê) e ele será o citoplasma.No centro coloco bombom = núcleoRetículo endoplasmático liso = cobertura de sorvete gelada.Ret. Endop. Rugoso = cobertura de soevete gelada salpicada com granulado (ribossomos)Balas de goma compridas = mitocôndrias etc...É só usar a criatividade! Os alunos estudam TODOS os orgânulos e suas funções e eu os avalio também oralmente durante a confecção da célula. No final comemos nossa célula.Ah! Os lisossomos são M&M!!!!!!!! (...)PS. Se for célula vegetal coloque bolacha traquinas de limão para os cloropastos e rosquinhas para os vacúolos.”


Para o que é muito grande

No caso dos elefantes, por exemplo, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil), possibilitou que alunos cegos da escola local “apalpassem” animais feitos de topiaria (escultura com plantas), utilizando escadas. Ao passar sob uma girafa, tocando o abdome do bicho e subir em uma escada pra alcançar as orelhas do bicho a meninada pôde confeccionar uma imagem mental mais próxima do real (achamos isso, né?). Boa vontade e boa idéia.


Queremos um post! Queremos um post! Queremos um post!

Será que precisaremos organizar uma passeata para a Rozane aparecer aqui no Viveiro? Estamos com saudades, Rozane!!!!! Post! Post! Post! Idéias! Idéias! Idéias!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Trava-língua e o Dia Mundial da Voz

No próximo dia 16 de abril será comemorado o Dia Mundial da Voz, sexta edição de uma iniciativa brasileira (http://www.ablv.com.br/). Meu convite para celebrarmos a voz, capaz de materializar de forma única o pensamento!, é na verdade um desafio: quem quer "brincar" de trava-língua? Quem quiser outros nívies de dificuldade visite http://www.alzirazulmira.com/. Tem "parlendas" também. Não sabe o que é uma parlenda?! Mundo, mundo, vasto mundo...se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima e não uma solução...(Drummond).
Tinha tanta tia tantã
Tinha tanta anta antiga
Tinha tanta anta que era tia
Tinha tanta tia que era anta

terça-feira, 1 de abril de 2008

Dia Mundial de Ser uma Nova Pessoa vivendo em um Novo Planeta



Idéias, movimentos, tendências que podem ser um sinal de tempos novos e melhores. Alguns já estão organizados em movimentos mundiais, outras são idéias minhas, iniciativa individual, que encontra alguns ecos por aí:

  • Um dia inteiro sem carros nas ruas, esta idéia surgiu em algumas cidades da Europa nos últimos anos de século 20, convertendo-se mais recentemente no manifesto/reflexão Dia Mundial Sem Carro, “celebrado” no dia 22 de setembro. Conheça mais em http://www.mountainbikebh.com.br/22setembro/.
  • Um dia inteiro sem ligar a televisão! Movimento mundial, poucos adeptos, pouca divulgação, a própria mídia sabota, por motivos óbvios.
  • Uma semana sem Internet. Eu ás vezes me dou uns dias de desintoxicação virtual...
  • Um dia sem comprar nem uma bala, é o Dia Sem Compras, movimento que concentra suas atividades (melhor dizendo, evita a atividade de consumir!) no dia 23 de novembro (ver detalhes em http://adbusters.org/metas/eco/bnd/). Parece fácil, pois tente. Essa sim é uma iniciativa contra o aquecimento global, pois se consumirmos menos, destruiremos menos. Mas quem ganha dinheiro não quer que isso aconteça, prefere que os cidadãos se engajem em campanhas quase sempre imbecis para não se desperdiçar água...
  • Voltar a escrever cartas para os amigos, mandar postais, pequenos embrulhinhos carregados de selos. É verdade que o Correio já não é mais o mesmo, empresta dinheiro feito agiota, mas o charme de uma carta pode ser mantido por nós, que “desenhamos” cada letra, escolhemos demoradamente as palavras (capricho nem sempre permitido por e-mails), aspergimos algumas gostas de perfume...Imaginar toda viagem do envelopinho, ai que doçura que é! Enviem cartas sociais, o serviço mais barato!
  • Algumas noites em casa á luz de velas, mesmo sem faltar luz! A regra é não usar a eletricidade, corrente elétrica ou baterias, depois que o sol se pôr. No escuro, sem televisão, a família conversará sobre os acontecimentos do dia, lembrará histórias, brincará de fazer sombras nas paredes, se houver um violão e alguém que saiba dedilhá-lo uma seresta será improvisada. Quem não tomou banho de dia terá que tomar banho de bacia e canequinho! E se a noite estiver bonita, quem sabe não se revitaliza a varanda, o alpendre, o quintal....
  • Cozinhar, voltar a produzir me casa parte dos alimentos consumidos pela família: pães, geléias, compotas, conservas...A casa toda perfumada, mais controle sobre o que ingerimos....
  • Costurar, voltar a usar agulhas e linhas em casa, fazer barras, pregar botões e realizar pequenas ousadias como a girafa de pano (sim, é torta, bizarra, improvável...mas fui eu que fiz para meu sobrinho!!).
  • Movimento Slow Food, em oposição aos fastfood, essa inclinação á barbárie presente nos nossos dias, quando devoramos 450 calorias em 15 minutos. Parece um absurdo, mas a idéia e comer devagar, só isso, mastigando bem os alimentos, escolhendo a dedo quem o acompanhará nessa peregrinação gastronômica, caprichando na montagem dos pratos, na toalha da mesa, uma florzinha em um copo....
  • Um dia inteiro sem celular: delícia, nada de ondas eletromagnéticas (capazes de cozinhar um ovo!) atravessando sua cabeça...Você dono do seu tempo, do seu dia, sem ser monitorado por ninguém, dono do seu nariz...