terça-feira, 30 de setembro de 2008

Como confeccionar um esqueleto de papel?


Logo o passo a passo... Protótipo para a TV Gazeta!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Criando clima: um vulcão na televisão...?


Lembrando que logo logo voltarei a TV Gazeta, aqui um gostinho do que vai rolar por lá...Quem quiser saber "os ingredientes" da brincadeira, aguarde....

Como seria a escola dos seus sonhos?



Muito bacana as dicussões nascidas dessa aula-brincadeira feita com os alunos da Escola Marconi, de Belo Horizonte/MG. É sempre revigorante ver jovens pensantes, críticos e sensíveis. E ainda tem gente que diz que nossa juventude não quer nada da vida! 0 que eu achei muito interessante, é que o conteúdo do Viveiro promoveu inquietações acerca da escola, maneiras de ensinar e de aprender. E com a palavra, eles, os alunos!

Faz de conta...que um anjo apareceu, e disse que você foi escolhido para transformar a escola que conhecemos. Como seria a escola dos seus sonhos? Haveria prova? E dever de casa? O que se estudaria nessa escola...? Quanto tempo o aluno deveria passar por dia na escola? E por toda vida? Como seriam os espaços, teríamos salas de aula,salas de convivência, piscina, sala de cienma...? Os alunos seriama grupados por idade, por sexo, por interesse..? Como saberíamos se esses alunos estariam aprendendo, melhorando como pessoas? Se existisse biblioteca que livros, revistas...encontraríamos lá? Como seriam os professores dessa escola dos sonhos? O que esta escola teria de diferente da escola que conhecemos? E em que elas se pareceriam? Como seria a sua escola.....

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Escola tradicional X escola "moderna"




Meninos, pensei em falar sobre isso propondo um jogo. Descrever dois tipos de escola e vocês lerem tentando encontrar a escola (ou as escolas) que estudam (ou que já estudaram) e reconhecer os professores de vocês (os atuais e os antigos). Acontece que isso não seria muito justo, especialmente para as escolas não tradicionais, pois elas existem sob uma grande veriedade de formas e nomes...Sendo assim esclareço que as características que vou utilizar para descrever cada tipo de escola são genéricas, falam de traços marcantes e recorrentes...Mas que podem existir (e existem!) muitas outras variáveis. Vamos ao jogo:

Escola tipo 1
Na escola tipo 1 o professor é figura central, decide tarefas, avalia, apresenta o conteúdo que irão estudar, segue a risca o planejamento. Praticamente só ele fala, os alunos escutam e não há incentivo para perguntas. A aula é passada no quadro negro (lousa)e os alunos copiam em seus cadernos (mesmo que aquele conteúdo esteja no livro didático!!). O livro didático/apostilas são como bíblias do conhecimento, quase sempre fonte única de consulta. No lugar do pensar, os alunos precisam memorizar/decorar todo o conteúdo, que irá ser "cobrado" em uma prova. Os alunos recebem nota por seu desemepenho, e essa nota poderá definir se ele seguirá em frente ou terá que refazer todo o estudo daquele período. São muitos os questionários...
Escola tipo 2
Na escola do tipo 2 o aluno é incetivado a se expressar, perguntar, ser curioso. A dúvida existe e o erro é entendido como parte do processo do aprender. Valoriza-se mais o pensamento que o decoreba. O professor pode pedir sugestões para os alunos sobre conteúdos, atividades e o planejamento das aulas. Além da lousa, o professor busca utilizar outros recursos, como jornais impressos, programas de televisão, músicas, filmes, trabalhos manuais. Procura-se avaliar o aluno de maneiras variadas, não super-valorizando as provas escritas.

E aí, encontrou-se? Você estuda em uma escola do tipo 1 ou do tipo 2? Acredita que estuda na escola do tipo 1 mas alguns professores se comportam como os professores da escola do tipo 2? Sua escola tem características da escola do tipo 1 e 2? Tudo certo, atualmente essa mistura de estilos é uma realidade. Uma escola é um caldeirão de estilos! É verdade que algumas escolas organizam-se de maneira a enquadrar-se a um tipo apenas, dependendo do que seus diregentes e as vezes seus professores acreditam. As escolas tradicionais, o tipo 1 aqui descrito, têm fama de serem eficientes e garantirem que os alunos estejam preparados para o famigerado vestibular. Já as escolas não tradicionais ou "modernas", o tipo 2, preocupam-se em respeitar a liberdade do aluno,sua criatividade e fé em si mesmo. Cada escola prepara um tipo de cidadão, e ao escolhermos o tipo de escola que queremos estamos de fato decidindo sobre o tipo de gente que vai habitar o mundo...Repetidores...Criadores...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Múmias na TV Gazeta?

Logo teremos novidades, mais um programa de televisão vem por aí. Por hora, o que vou adiantar é que faremos uma múmia. Preparando-me para o feito, eis que me deparo com esse vídeo de massinha. Uma graça...Mas o moço tá vivo!!!!! Ai que horror!

domingo, 21 de setembro de 2008

Múmias

Uma pequena prévia, logo estarei na TV e vamos falar sobre múmias. Este vídeo é divertidísmo, ainda bem que é de massinha, senão era assassinato!


ALUNOS DO SEGUNDO ANO, TURMA C e D, DA ESCOLA MARCONI: LEIAM AQUI AS INSTRUÇÕES!


Este é um post muitíssimo diferente! É um post missão especila "dever de escola", vou explicar. Minha grande amiga Ruth Mendes, que esteve ao meu lado em muitas das histórias bacanérrimas do mundo da sala de aula vividas por mim, preparou uma tarefa diferente para os alunos dela e me convidou para ser coadjuvante. A turma é o segundo ano do ensino médio, turma C e D(oi, meninos!!!!!), da Escola Marconi, de Belo Horizonte/MG (olha a foto do prédio da escola aí, salas de aula imensas, construção antiga, lindo). Pois na hora da aula (que acontecerá na segunda-feira, dia 22 de setembro, as sete da matina) os alunos visitarão o blog do viveiro (estão aí, meninos?!), lerão este post, conhecerão um pouco do conteúdo disponível e deixarão aqui um comentário. A Ruth vai ajudá-los no envio. O comentário será sobre "a educação na internet". Se quiserem falar de outras coisas acrescentem ao texto. Estarei acordadinha na minha casa, bem longe das montanhas mineiras e bem próximo do Atlântico esperando por vocês! Atenção, comentem neste post, ok? Comentem outros se quiserem também, mas nosso combinado é aqui.

Depois conto para os visitantes do blog como a coisa aconteceu!

Boa tarefa pra vocês meninos mineiros e Ruth!

Mãos a obra, moçada!

Participem da enquete!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Tudo é uma questão de prosódia...


Os que me acompanham sabem do meu amor pelo rádio, o fazer rádio, o ouvir rádio...Tem um pesquisador que diz que o rádio é como "conversar com alguém em um quarto escuro", dá uma sensação de intimidade...Adoro isso, falar direto com o ouvinte...Por isso gravei essas duas brincadeiras auditivas, programetes.Reparem, é o mesmo texto nas duas versões. Só que uma tem a versão Ana Paula, enfática, prosódia capricahada, entonação, alongamentos de vogais e consoantes...A outra, uma versão telejornaçistica. Escutem e palpitem. Não é dizer qual é a melhor, mas dizer o que sentem...

A sala de aula ideal da Ana Paula....


Para aqueles que ainda tinham dúvidas....