sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Banco imobiliário sustentável: boa idéia?

A matéria a seguir eu tirei do Blog de Brinquedo, já citado aqui algumas vezes e que eu aprecio bastante. Peço que leiam e pensem sobre a idéia do tal banco imobiliário sustentável: é ou não bacana? Vamos saber se concordamos em seguida. 


No Banco Imobiliário Sustentável da Estrela as propriedades vão ser reservas naturais brasileiras como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros, Serra da Mantiqueira e locais de produção de cana de açúcar como Ribeirão Preto, Três Lagoas (MS) e Teotônio Vilela (AL). E as companhias de transporte vão virar companhias ecológicas como Companhia de Reciclagem Energética, Companhia de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica, de Reciclagem Mecânica. As cartas de Sorte ou Revés também mudaram e são temáticas: ganha quem proteger as terras do desmatamento ou participar de uma ONG e perde quem usar agrotóxico ou destruir a plantação.
O Banco Imobiliário Sustentável é o primeiro lançamento da parceria entre a Estrela e a Braskem (petroquímica brasileira especialista em resinas termoplásticas), que visa desenvolver produtos com polietileno verde feito de matéria-prima 100% renovável. As peças de plástico do Banco Imobiliário vão ser feitas com polietileno verde, material que contribui para a redução do efeito estufa ao absorver e fixar gás carbônico da atmosfera. A caixa e as cartas do jogo serão feitas com papel reciclado. Segundo Carlos Tilkian, presidente da Estrela: “a idéia é que, entre 2010 e 2011, todos as peças dos nossos brinquedos sejam feitas com polietileno verde”.
A diferença entre o plástico normal e o polietileno verde é que esse produto será feito com etanol originado de cana-de-açúcar, em vez de nafta, um derivado do petróleo. A Brakem está investindo US$ 150 milhões para fazer a fábrica de polietileno verde no Rio Grande do Sul. E vai consumir 450 milhões litros por ano de etanol para produzir 200 mil toneladas de polietileno verde.
Segundo a Braskem: “enquanto o plástico comum resulta em uma emissão de 2,5 toneladas de carbono, o plástico verde possibilita o seqüestro de 2,5 toneladas de carbono por cada tonelada produzida” (...)

Quando comecei a ler fiquei super feliz e animada, imaginando que a lógica seria bem outra. Então o sustentável tem a ver com a matéria prima usada no jogo e o "compra e vende" envolverá ecossistemas naturais....Se fosse de fato sustentável e de fato ecológica, Sra Estrela e associado, estaria tentando repensar essa idéia de compra/vende que alimenta o capitalismo. Furo nàgua, hein?