Que delícia que eram aqueles almanaques de antigamente, textos, imagens, curiosidades! E muitas atividades do tipo "faça você mesmo". A idéia aqui é a mesma, reunir experimentos, ideias, provocações que possam ajudar a tornar as salas de aula de ciências espaços mais instigantes e produtivos!
quarta-feira, 12 de outubro de 2016
sexta-feira, 2 de setembro de 2016
Caixa de Luminosidades
Novidade! Um projeto aprovado que pretende trabalhar ciência na educação infantil! Quem quiser saber mais, participar, partilhar, colaborar é só clicar aqui!
sábado, 9 de abril de 2016
Recuperando e compartilhando: Fermento Pão X Fermento Químico
Fermento Pão X Fermento Químico
Os fermentos são ingredientes comuns na cozinha. São eles que permitem que as massas cresçam e deixem pães, tortas, pizzas, bolos fofos, macios e saborosos. Entretanto, poucos sãos os que sabem dizer qual a diferença entre os vários tipos de fermentos que aparecem nas receitas. Para bolos, utilizamos o fermento químico, aquele pó branquinho. Já para pães e pizzas, utilizamos o fermento biológico vendido em tabletes ou desidratado, mantido obrigatoriamente na geladeira. Embora o resultado final seja o mesmo, a massa cresce graças á produção “invisível” de um gás, os dois tipos de fermento são totalmente diferentes.”Para começar, o fermento biológico é um ser vivo! Na realidade, uma população de seres microscópicos. Esse experimento nos ajudará a enxergar estas diferenças.
Material
Para o experimento com o Fermento Biológico
Fermento para pão (desidratado ou compactado em tabletes)
Garrafa plástica
Água morna
Açúcar
Balão de aniversário
Uma jarra para dissolver o fermento na água morna
Para o experimento com o Fermento Químico
Fermento químico
Garrafa plástica
Água quente
Vinagre
Balão de aniversário
Papel filtro
Como fazer
Serão preparadas duas garrafas, uma para o fermento biológico outra para o fermento químico. Para o fermento biológico, misture na jarra a água morna ao fermento biológico. Lembre-se que você está trabalhando com um ser vivo (o fermento biológico), portanto seja gentil ao misturar os ingredientes para não causar o rompimento das células do fermento (só saberíamos que isso aconteceu quando a experiência não funcionasse, ou o pão não crescesse). Depois, despeje delicadamente o conteúdo na garrafa garrafas e adicione açúcar. Feche o gargalo da garrafa com o balão, encaixando-o. Para o experimento químico, prepare uma “trouxinha” colocando fermento químico em um pedaço de papel filtro e dobrando-o de maneira que você possa manipulá-lo sem que o fermento escape e possa ser introduzido pelo gargalo da garrafa no momento indicado. Feito isso coloque na garrafa vinagre (2/3 da garrafa) e mesma medida de água fervente. Agora você deverá ser ágil: jogue a “trouxinha” de papel com fermento na garrafa e rapidamente tampe com o balão (teste o balão antes, se ele estiver furado o experimento será perdido). Você terá uma surpresa! Compare com a primeira garrafa preparada.
Comentários
A garrafa com o fermento biológico leva um tempo para que o gás produzido pelos seres vivos dentro da garrafa (fungos) encha o balão. Já o fermento químico a produção de gás é instantânea.
quarta-feira, 30 de março de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)