Que delícia que eram aqueles almanaques de antigamente, textos, imagens, curiosidades! E muitas atividades do tipo "faça você mesmo". A idéia aqui é a mesma, reunir experimentos, ideias, provocações que possam ajudar a tornar as salas de aula de ciências espaços mais instigantes e produtivos!
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
Ideias compartilhadas: Boneco Cuca Verde
Boneco Cuca Verde
Material: meia de nylo, serragem, tesoura, alpiste
Como fazer
Corte as pernas* da meio fina de nylon obtendo tubos de aproximadamente 30 cm, abertos dos dois lados. Amarre dando um nó uma das extremidades e encha a meia com a serragem. Á medida que a meia é preenchida ajeite com a mão e pressione para compactar a serragem. Por último, depois de ter enchido a meia (e ela estiver com o aspecto de uma cabeça), jogue o alpiste e espalhe sobre a superfície da serragem, como se fosse um canteiro. Se o alpiste não for devidamente espalhado, nosso boneco terá áreas de calvície! Agora amarre a meia, corte as sobras dos dois lados. Deixe a cabeça em um lugar no qual possa “pegar” sol. Molhe todos os dias. Em aproximadamente 4 dias o alpiste irá germinar e em 10 dias você terá sua Cuca Verde no ponto!!! Daí é hora de dar uma cara a cuca, use a imaginação e faça olhos, boca, nariz, óculos, bigodes, dentes de vampiro!
*Os pés também podem ser aproveitados, ficando, nesse caso apenas um dos lados abetos. A cabeça ficará um pouco menor.
Comentários
O alpiste é uma monocotiledônea, tem apenas uma “mochilinha” de suprimento para a planta jovem (diferente do feijão, uma dicotiledônea, com duas “mochilinhas”). A mochila fica enterrada enquanto a planta cresce. Uma coisa muito bacana para vermos no boneco é o “fototropismo positivo”, ou seja, as plantas sempre crescem em direção a luz. Os cabelos do boneco estão em uma direção porque procuraram a luz durante o crescimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
mais tem como fazer com outra coisa sem ser serragem??
aki na minha casa tem um mais é com outra coisa sem ser serragem parece ser (fuba)
Areia tanbem
Areia tanbem
Postar um comentário