sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ê, ô, ô, vida de gado...Povo marcado, ê, povo feliz....

Autonomia na escola: virem-se meus queridos!
Muitas escolas declaram ter estratégias de ensino que valorizam a autonomia da criança. Minha experiência acompanhou situações de grande desconforto para os pequenos, pois a idéia de “autonomia” para muitas professoras é “virem-se, meu queridos”. Esse tipo de habilidade, gerenciar seu tempo, as atividades que pretende realizar, quando pedir ajuda, deveria ser trabalhada diariamente. Longo percurso, diga-se de passagem. Na sala de aula, o aluno vai aprendendo a acessar recursos para que aos poucos sinta-se confiante para tomar decisões sobre sua vida estudantil.

Metacognição o que?
Torço para que um dia as escolas passem a sonhar que seus alunos sejam capazes de realizar a metacognição, bem diferente de autonomia. A metacognição é o processo através do qual cada sujeito seria capaz de gerenciar seu próprio aprendizado, reconhecendo dificuldades, pontos de fragilidade que deveriam ser revisitados, quando avançar, quando diminuir o ritmo, quando arriscar...

Há vida inteligente aqui? Mas há aqui um problema para a escola: alunos capazes de metacognição dão palpites demais, vão questionar estratégias, vão sugerir percursos, vão entender o que professor pretende em cada atividade (e reconhecer quando o cara não souber o que está fazendo). O problema apareceria quando nem o professor é capaz de identificar o objetivo de uma atividade. E por favor, sejamos honestos, muitos dos nosso professores são seguidores acéfalos de receitais (visualizem cartilhas, apostilas, livros). É muito importante o professor se perguntar (e saber) o que ele gostaria que os alunos “alcançassem” a cada atividade. No início da aula ele poderia contar para os alunos, olha, hoje eu gostaria que no final d aula cada um de vocês soubesse conceituar efeito estufa e me contar quais são os elementos envolvidos nessa história. Imaginem a cena, uma aluno questionando a atividade de escrever 100 vezes uma palavra grafada errada, solicitando que o professor explicasse do ponto de vista cognitivo como aquela atividade poderia contribuir para que ele não incorresse no erro. É. Talvez isso seja ainda demais pra nossa adestrada humanidade não pensante....Que fique aqui mais essa semente no nosso viveiro. Ê, ô, ô, vida de gado...Povo marcado, ê, povo feliz....

11 comentários:

Anônimo disse...

É....Ana Paula, Infelizmente é difícil para quem não tem metacognição e não busca o auto-conhecimento, trabalhar isto com os outros. É mais fácil repetir tudo....todo dia e deixar o tempo passar....e seguir a apostila....
Beijo,
Márcio Luiz

Anônimo disse...

hum..mt bom !!!
adorei a ironia que você usa nesses textos ^^
adorei e realmente dá pra parar e pensar nessa idéia....!!!!!

Anônimo disse...

Interessante.... mas é uma ideia muito dificil de se aplicar nas escolas, mas se por um acaso viesse a ser implatada ajudaria bastante alguns aluno.

Anônimo disse...

Olá ANA PAULA!
Metacognição o que falar a respeito?
Bom eu não acho que seria legal se todos nós tivéssemos a capacidade de aprendermos tudo sozinhos,o que é legal é você poder trocar idéias com várias pessoas,se tivéssemos a capacidade de aprendermos tudo sozinhos tudo seria tão fácil que certamente não teria graça quando alcançassemos alguma coisa,o legal é você poder sentir orgulho de si próprio quando conquista aquilo que você batalhou muito....BJS...
(RAFAELLA TURMA D)

Anônimo disse...

É complicado quando se trata de ensino publico, mas... fica ai a idéia para as próximas gerações.

Anônimo disse...

ajudaria bastante o aluno uma ideia dessa ,mais é complicada dela acontecer ...
mais ia ser muito bom !

Anônimo disse...

Seria perfeito, porque ficaríamos todos satisfeitos e poderiamos aprender até mais e sem dúvidas daríamos mais nossas opiniões.

Anônimo disse...

bom eu gostei muito desse texto,ele fala de tudo um pouco.....
mas ele tambm fala do que nós precisamos para melhorar nossoa conhecimentos pra o futuro......
bom ana saiba que estarei sempre a disposiçao para suas ideias,mas no momemonto estou um poukinho sem inspiraçao,tenha um bom dia....bzos e abraços
lidienne-2MD

Anônimo disse...

oi ana paula.aqui é o thiago cesar de novo!!
tambem gostaria de falar sobre esse assunto:primeiro:parabéns pela ironia,um ponto mto pitoresco a seu modo.e também pela ousadia pois assuntos como esse podem ser motivos de polemica...
fiquei me imaginando nessa situação(como aluno)...a acho que tudo iria andar muito mais a frente se a metacognição fosse aplicada...mas também acho que assim,a individualidade de cada professor entraria em prática.me corrija se eu estiver errado...as vezes dá uma vontade muito grande de chamar a atenção de um professor..que diz ensinar a seu método quando na verdade ele apenas o deixa encoberto...não sabendo as vezes nem o que está falando.(em alguns casos)
realmente acho que é mais facil repetir tudo todos os dias e deixar o tempo passar,mas seria muito mais produtivo e gratificante se fosse a outra maneira...
acho que aí ja entra o fato da costumização das pessoas e também seu conformismo para lidar com as situações...quero que vc seja critica ao meu comentário...pois posso estar tendo um ponto de vista meiop errado dessas coisas...abraços!!

Anônimo disse...

Ruth, que turma bacana....Vou postar...

Anônimo disse...

Thiago, logo respondo vc e seus colegas, tá...agurde! Adianto que vc não disse enhuma bobagem,pelo contrário, comentários de grande lucidez...Bj