sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Como seria a escola dos seus sonhos?



Muito bacana as dicussões nascidas dessa aula-brincadeira feita com os alunos da Escola Marconi, de Belo Horizonte/MG. É sempre revigorante ver jovens pensantes, críticos e sensíveis. E ainda tem gente que diz que nossa juventude não quer nada da vida! 0 que eu achei muito interessante, é que o conteúdo do Viveiro promoveu inquietações acerca da escola, maneiras de ensinar e de aprender. E com a palavra, eles, os alunos!

Faz de conta...que um anjo apareceu, e disse que você foi escolhido para transformar a escola que conhecemos. Como seria a escola dos seus sonhos? Haveria prova? E dever de casa? O que se estudaria nessa escola...? Quanto tempo o aluno deveria passar por dia na escola? E por toda vida? Como seriam os espaços, teríamos salas de aula,salas de convivência, piscina, sala de cienma...? Os alunos seriama grupados por idade, por sexo, por interesse..? Como saberíamos se esses alunos estariam aprendendo, melhorando como pessoas? Se existisse biblioteca que livros, revistas...encontraríamos lá? Como seriam os professores dessa escola dos sonhos? O que esta escola teria de diferente da escola que conhecemos? E em que elas se pareceriam? Como seria a sua escola.....

16 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ana Paula,
gostaria de agradecer em meu nome, e em nome dos alunos das turmas C e D do Ensino Médio da Escola Municipal Marconi a sua valiosa colaboração para a nossa aula no laboratório de informática.Muito bacana.Obrigada.
Continue sendo a professora criativa que você é.
Até a próxima atividade.

Anônimo disse...

Na minha opiniao pra escola melhora ela deveria começar naum oprimindo e dando mais liberdade aos alunos. ex: o aluno ter liberdade de ir e vir na escola, nao usar uniforme, pequenas coisas que pra mim sao importantes e que hoje em dia so servem pra padronizar os estudantes e que naum respeita a individualidade de cada um.

Anônimo disse...

A escola dos meus sonhos teria aspectos muito diferentes do ensino que temos hoje,
na escola dos meus sonhos os aluno s teriam
mais liberdade, e as aula seriam totalmente
interativas, os professor es e aluno s trocariam idéias e discutiriam a materia
numa espécie de "roda indígena", sem hierarquia, valorizando o posicionamento
e as individualidades de cada aluno....

seria assim a escola dos meus sonhos!

obrigado por levantar essa discussão : )

Anônimo disse...

RENATA E PRISCILA DA TURMA C ESCOLHEMOS A ESCOLA TIPÓ 2, PORQUE NOS DUAS ACHAMOS QUE TODOS OS ALUNOS TEM O DIREITO DE EXPRESAR SUAS OPINIOES E SUAS IDEIAS !!!!

Anônimo disse...

Oi
Nos meus sonhos nao tem escola.
Sonho com o dia que nao terei mais que ir a aula. Mas como tenho que ir, gostaria que a escola tivesse um ensino de qualidade, com profissionais competentes, conteúdos que um dia seria úteis na pratica.

Anônimo disse...

xd

A escola dos meus sonhos seria uma coisa imposssível,os alunos teriam apenas 3hs e 30 min de aula pois eu não aguento ficar muito tempo dentro de uma sala de aula teria mais salas de informática e poucas aulas em salas de aula normal.

Anônimo disse...

A ESCOLA DOS MEUS SONHOS SERIA ASSIM;COM DORMITÓRIOS,UNIFORMES MAS MODERNOS,PROFESSORES MAIS DIVERTIDOS,MAIS INTERATIVIDADE,E UM ENORME ESPAÇO DE LAZER.BJS

Anônimo disse...

Olá Ana bom dia !!!


com a maior certeza a escola dos meus sonhos não seria aprovada pelo MEC pois como sou uma pessoa que adora se divertir e sair seria assim:
um axe uma reive e um motel pois sou ninfo maniaco isso tudo junto.
É com certeza não seria aprovada em lugar nem um
xau xau beijos ...

Anônimo disse...

Sou a favor do 2º tipo de escola...
Onde o aluno pode expressar suas ideias sem medo de ser criticado!
Onde os professores escutam os alunos, executam aulas diversificadas...
O ensino fica melhor e mais facil, a vontade de aprender cresce e os professores fazem jus ao seu trabalho!

Anônimo disse...

A escola dos meus sonhos!

A escola dos meus sonhos,tem que ser diferente,queria uma escola que eu nem precisasse sai de casa, que eu pudesse ter aula pelo meu próprio computador.Mas como isso acho que nem seria possível, eu ia deixar a escola como ela é,não gostaria que tivesse sábados letivos , que nos expressar nossas opiniões e pudessemos serem ouvidos, nos podiamos também ter aulas diferentes,em lugares diferentes fora da escola, que não exigisse muita nota nem frequencia,
ah eu acho que a escola dos meus sonhos não teria como escrever, é tanta coisa que nos queriamos mudar mas não podemos ..
é isso
abraço
Bruno 2MC

Anônimo disse...

Bom, a escola dos meus sonhos teria que ser basicamente do jeito que é, mas com algumas modificações...
Primeiramente a escola teria que ter 4:20 horas de aula, sem sábados letivos...
Atividades diferentes com mais freqüência como excursões, laboratório, aulas práticas, etc...
Sala de informática aberta a qualquer hora...
Provas semanais para verificar o aprendizado dos alunos.
Bom o resto eu acho que foi bem pensado...
=D

Anônimo disse...

wawawuwa que interessante isso e algo a se pensar...

Anônimo disse...

Bom dia,
A escola do meu sonho haveria provas, mas seria como um debate avaliativo. Não seria necessário dever de casa pois hoje os alunos nem os fazem, eles copiam dos outros colegas de sala. Estudaríamos matérias aprofundadas, seria como na faculdade, sairíamos da escola já formados, medicina, enfermagem, veterinária...entre outros mais. Em minha escola teria variados cursos para que os próprios alunos pudessem escolher, teria salas de cinemas, praça de alimentação para que os alunos possam se distrair, conversar...
Teríamos piscina, entre vários outro tipos de esportes com tênis, futebol de salão....
Os professores seriam legais, comunicativos, presentes....
Teríamos bibliotecas com vários tipos de livros de escritores diferentes, revistas diversas como de esporte, revista para garotas...
Alunos poderiam sair e entrar na sala de aula e da escola sem ter que pedir permissão para professores.

Anônimo disse...

Na escola dos meus sonhos,os alunos teriam apenas 3hs e 30 min de aula e o resto de educaçao fisica pois eu não aguento ficar muito tempo dentro de uma sala de aula teria mais salas de informática e poucas aulas em salas de aula normal.

Anônimo disse...

Leonardo e Washington:

Muito interessante esse tópico sobre como seria a escola dos nossos sonhos. Para nós, a escola dos sonhos seria uma escola onde tivesse educação física pelo menos 5 vezes por semana juntamente com a aula de sociologia, que nos faz muita falta, mais áreas de lazer e que pudessemos ir embora a hora que quiséssemos. Teria cursos profissionalizantes para que os alunos já pudessem sair dela com uma formação profissional para que pudessem começar a vida e também que todos os professores nunca faltassem.

Anônimo disse...

A ESCOLA DO MEU SONHO TERIA academia E SO TERIA EU de homem na escola o resto seria mulher!!