domingo, 3 de novembro de 2013

Tarefa Ead para alunos da UFTM: semana do dia 8 de novembro

Alunos da aula de TIC, olá! Vejam este vídeo. Conhecem? O rapaz que inventou o formato nos EUA foi elogiado por Bill Gates e teve a ideia comprada por nosso Ministro da Educação (sim, recebeu dinheiro do Brasil para fazer aqui o que faz lá, ele apenas gravou em português). Conhecem este dublador? Pois, ele é dublador de desenhos animados (e também é biólogo). Mas gostaria que vissem o vídeo e depois comentassem aqui o que acha. Uma das tarefas de vocês será fazer um vídeo sobre um determinado conteúdo de biologia. Por isso é bom que conheçam vários formatos para depois escolher com o que querem se parecer. Então este vídeo é bom? Por que? O que poderia ser diferente? Comentem aqui no blog! A nova tarefa será postada no dia 10 de novembro!

13 comentários:

Lineker Faria Silva disse...

Achei o vídeo extremamente didático e muito interessante. O conteúdo abordado no mesmo foi reproduzido de maneira compreensível, assim como o fácil entendimento na imagem utilizada no mesmo, esta, acaba por ventura sendo entendida pelos alunos e de fácil fixação do conhecimento e assunto. Creio que o vídeo não precise de mudanças, pelo meu ponto de vista.

Ana Cristina Silva disse...

Ana Cristina Silva
O vídeo apresentado foi bem simples e didático , deveríamos usar este artificio de aprendizagem para a fixação da matéria mas , não deveria ser usado como único recurso pois a aprendizagem é aprendida de várias maneiras e formas pois não somos únicos e nossa assimilação também não o é.

Jéssica disse...

Gostei dos vídeos, principalmente o de muscular. Mas no meio da visualização fiquei me questionando se são didáticos. E logo em seguida me censurei, "Claro que são, caso contrário o MEC não iria se interessar. Apesar que o MEC se interessa por cada 'coisa'...". E daí minha mente me questionou, "Didático?! O que é ser 'didático' pra você, ora bolas, criatura?" E de repente me peguei indo além e minha mente indo a outros e diversos rumos.

Mas, antes que me desvie novamente, o formato apresentado é bastante interessante. Ele se assemelha bastante a uma aula, como as que eu tinha na minha infância, onde o professor usava de 'giz e cuspe', para tentativa de estabelecer um processo de construção do pensamento. Ou seja, o que estou querendo dizer, é que esse formato de transmissão de aprendizagens é bom para esse processo de adaptação na busca de novos meios de 'ensinar'. Ele exemplifica aos formatos itinerantes de aprendizagem. É diferente, usa ferramentas simples, alternativo, além de ser uma forma de 'aula mais agradável' para nossas escolas cheias de jovens/crianças inquietas e sedentos pelo mundo.

E por fim, não mudaria não. Esse é mais um tipo de técnica pra facilitar os processos de aprendizagem

Jéssica Ferreira Vieira.

Larissa de Freitas Paula Silva disse...

Bom, enquanto eu assistia fiquei imaginando: "No que esse vídeo se diferencia de uma aula normal?" a técnica que ele usa , de desenhar e ir falando é o que exatamente acontece dentro de uma sala de aula. Acho que os recursos de tecnologia deveriam ser usados para tornar um assunto atrativo, diferente daquilo que vemos em sala de aula.
Eu mudaria o jeito de fazer o vídeo, tentando tira-lo do plano 2D, tornando- o mais real!
Os videos são ótimas ferramentas didáticas.
Não que o formato de aulas tradicional seja ruim, mas pode ser complementado com outras ferramentas para a ajudar no aprendizado

Tiago Gonçalves disse...

É interessante como temas tão complicados observados na literatura, podem ser tão bem explanados como nesse vídeo... O rapaz foi ousado merece todo o nosso elogio, são atitudes assim que mobilizam a educação, eliminando o modelo tradicional e partindo para novas expectativas de ensino. Eu não mudaria nada no vídeo, e mesmo que o vídeo ainda apresentasse alguns erros eu continuaria gostando porque o rapaz mudou, ousou e impressionou.

Unknown disse...


Bom o ponto forte é que o vídeo é simples e explicativo, para pessoas que são mais visuais e auditivas com certeza terá mais facilidade. O ponto fraco é que não tem nada de tão inovador e não muda muito com relação ao conteúdo e ilustrações contidas nos livros mas vale ressaltar que o vídeo tem uma linguagem mais simples o que pode facilitar o aprendizado de um publico mais especifico, como alunos do colegial e de cursinhos pre vestibulares.

Unknown disse...

Nossa achei o vídeo incrível totalmente didático altamente explicativo, é um vídeo teoricamente simplificado.A utilização da informatica como mecanismo de ensino,se bem trabalhado ele pode proporcionar a progressão do conhecimento contribuindo com o ensino-aprendizagem.

Unknown disse...

Esse vídeo é excelente a ligação com a imagem e a teoria é a combinação perfeita para um bom desempenho educacional, afinal hoje o acesso a tecnologia é ampla e muito utilizada no campo do ensino.

Anônimo disse...

Marcelo Warys Júlio de Oliveira

Em minha opinião o vídeo é ótimo, pois apresenta o conteúdo de forma clara e é muito bem explicado, talvez o fato do dublador ser biólogo facilitou entender a explicação, já que é um tema tão específico da biologia. Trabalho com a utilização de vídeos no auxílio a leitura e escrita, e ao meu ver o que falta neste vídeo é presença de uma pessoa explicando, pois o fato de ser tudo escrito e desenhado, pode confundir o aluno, o papel do professor é fundamental neste caso, pois ele interagi com os alunos e pode perceber se estão ou não entendendo o que está sendo exibido no vídeo.

Hanna Nunes disse...

Engraçado que como muita gente falou, não foge muito do formato das aulas que tivemos a vida inteira na escola (Giz+quadro+fala) e além do mais, encontramos vídeos assim aos montes no Youtube de conteúdos do ensino superior que nos ajudam na hora de estudar também. O que muda é que é uma voz conhecida, de um dublador de animes, o que atrai a curiosidade dos que gostam do gênero. Mas eu realmente ainda não consegui entender o porquê o do governo brasileiro resolver pagar por isso.

Eu mudaria a forma de apresentação dessas informações, com mais animações, mais imagens, mais cores, mais movimento!

Unknown disse...

Não gostei do vídeo, achei ele muito parado e com a tela muito escura, o aluno acaba perdendo o foco, pois ele não consegue prender a atenção, quanto a explicação achei boa e didática.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Estevam disse...

De uma maneira bem geral achei duas coisas importantes no vídeo! Também me questionei como a Jéssica. Será que ele é realmente didático ou é mais fácil acreditar que seja?
Pra mim ficou um pouco confuso, mas no final compreendi, mas fica a duvida, sera que um alunos de ensino médio consegue assimilar sem ter nenhuma margem de erro, ou compreensão errada?


- Por. Priscila M. S. Estevam