A partir da cena a seguir, façam uma análise crítica-reflexiva:
"Assim
que entrei, todos se organizaram e ficaram em silêncio, achei ótimo , realizei
a chamada para conhece-los pessoalmente. Durante os primeiros 40 minutos de aula,
quase todos os alunos começaram a participar, a interagir com perguntas,
algumas delas foram se o homem evoluiu do macaco, se poderiam existir
dinossauros novamente, como surgiu a vida na terra. O Tema e as curiosidades
chamaram atenção, mas nem todos queriam realizar uma das atividades, que
utilizassem da imaginação para desenhar no quadro como eram os primeiros
habitantes na terra. Alguns alunos foram atenciosos e quiseram desenhar, e a
sala toda ficou empolgada com os desenhos, pois cada um fez do seu jeito.
Quando pedi pra um deles se dirigir ao quadro para desenhar, ele não quis
participar , mas depois de quase todos
desenharem, ele pediu o pincel e
desenhou um pênis fugindo completamente do tema, e bastou desenhar que a
sala toda caiu em risos descontrolados. No primeiro momento refleti diante da
atitude, e perguntei o que era aquilo, e ao invés de agir de forma autoritária
optei por explicar sobre anatomia humana e a sexualidade, através do desenho
que ele tinha feito. Todos os alunos não esperavam, e ficaram espantados e atenciosos com aula
final .Acho que todo professor tem que estar preparado pra qualquer situação,
dessa vez consegui converter uma situação que poderia acabar sendo conflituosa
em algo aproveitoso."
Nenhum comentário:
Postar um comentário