terça-feira, 4 de março de 2008

Show de ciência e pobreza de repertório: alguém aí sabe a receita de suco de criatividade?


"É macumba ou ciência?"


É bacana que as emissoras de televisão estejam abrindo espaço para ciência. Entretanto, diante de tal oportunidade, é desanimador ver como a ciência tem sido apresentada. “É macumba ou ciência?”, bordão gritado ao longo de uma das apresentações dominicais, ilustra o tipo de escolha feita pelos educomunicadores. Parece não haver muitas opções, ou nos entregamos á figura ransosa do professor e reproduzimos na mídia a sala de aula, ou convertemos as apresentações em verdadeiros espetáculos, utilizando as mesmas estratégias empregadas nos shows televisivos.


"Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor! Hoje tem goiabada? Tem sim, senhor!"

As implicações de parecer-se com uma aula são terríveis, pois infelizmente, a sala de aula aparece no imaginário das pessoas associado a algo chato, aborrecido e insosso. E para estar na TV é preciso ser bom de briga, segurar o Ibope pelos chifres! Pensando nisso, o formato “show de ciência” prolifera, mesmo que o preço seja reforçar alguns estereótipos na representação do cientista em cena, sempre meio amalucado, além de investir pouco nas explicações. Quem assiste fica com a impressão de ter presenciado uma mágica. Nesse caso a ciência é confundida com um show de mágicas, um espetáculo de truques. Mas enquanto o truque da mágica precisa ser uma enganação e não pode ser desvendado com o risco de perder toda a graça, o truque da ciência possui uma explicação e a graça maior é exatamente entender o que aconteceu! Será que quem opta por esse tipo de formato não tem muita fé nessa graça presente na explicação, na compreensão do fenômeno?


Muito boa a aula que você deu na televisão!

Nas minhas participações na TV Gazeta, que são basicamente experimentações de formatos, tenho tentado evitar o espetáculo. E embora também tente evitar o formato aula, muitas pessoas elogiam “a aula que eu dei” na televisão. Há algo na minha performance que tem “segurado a audiência”, mesmo que todos identifiquem em mim a figura do professor. O que é, eu ainda não sei. Tenho convidado todos a interlocução, mas são poucas as contribuições nessa análise. Quem pretende como eu utilizar a mídia como suporte para a popularização da ciência, precisa descobrir um caminho próprio, estratégias para despertar o interesse com a nossa cara, sem reproduzir as estratégias da sala de aula, tampouco imitar os shows de variedade. O conteúdo, a ciência, é delicioso! A forma dada a esse conteúdo pode ser diversificada, um repertório de formatos ampliado.


Vou vender suco na praia!

É preciso também sair da superficialidade e/ou erudição da discussão sobre divulgação científica. “Falar difícil” quando se pressupõe um público sofisticado, ou bestializar quando falamos para o telespectador dominical. Ter respeito pelo sujeito na recepção e considerá-lo um ser pensante poderia nos ajudar a sermos mais ousados e corajosos, capazes de trabalhar formatos mais provocadores. E aqui incluo respeito pelo público “dito” sofisticado, dotado de uma capacidade de concentração elástica, submete-se, em nome da boa informação, a longos e previsíveis documentários e produções jornalísticas. Meu desânimo é grande, amigos, manifestem-se...Tô com muita vontade de vender suco na praia.... Alguém aí sabe a receita de um suco de criatividade?

3 comentários:

Anônimo disse...

realmente é difícil inovar e ainda por cima ser didático, se faz um show, perde o foco do ensino, se foca no ensino, não atinge todo o público.

criatividade é algo complicado, existem "cursos" de criatividade, mas acho q o fundamental é leitura, horas na frente do pc atrás de novidades, e troca de idéias com muita gente!

Anônimo disse...

O Dr. Fulvio mandou dizer que o suco da criatividade é o seguinte: Exprema o cérebro e bata no liquidificador.
Veja bem, ele estuda anos a fio p/ ter esta resposta de 4ªsérie primária?! Homens ...Nunca passam dos 10 anos.
Ou, será q ele tem uma veia de serial Killer???? Ai Jesus.

Anônimo disse...

posso vender suco com vc?