quarta-feira, 11 de junho de 2008

Enquete sobre cartas

Aos nove anos de idade eu comprei uma coleção de livros infantis pelo correio. Eu mesma enviei o pedido, uma carta-resposta dessas que aparecem na contra-capa das revistas. Meus pais só descobriram meu feito quando o correio solicitou que a Sra. Ana Paula fosse retirar a encomenda. Vale lembrar que a Sra. Ana Paula não tinha nenhum tostão sequer para comprar um gibi, quanto mais comprar uma coleção de capa dura e edição de luxo, exatamente como a que me esperava na agência. Fiquei com a coleção (que ainda possuo) e sem a mesada por anos. Já os funcionários do correio devem ter ficado com uma baita dor de cabeça por conta do discurso inflamado dos meus pais "sobre aceitar compras de garotinhas de 9 anos de idade!".

Envelopinhos "gordos"
Sempre adorei mandar e receber cartas e encomendas. Antes desse episódio já havia lambido selos e fechado envelopes. Na verdade antes mesmo de escrever meus desenhos já passeavam por aí postados por meus pais. E não pensem que com o "advento" (palavra besta essa, né?)da correspondência virtual eu abandonei a correspondência tradicional! De quando em vez, meu amigos reais e virtuais recebem um envelopinho "gordo" e surrado via correio, ou um pacotinho embrulhado com papel pardo. É verdade que os correios já não são mais os mesmos e os carteiros não me despertam mais ternura. Roubam a gente descaradamente e emprestam dinheiro para a população (isso não é ser agiota?), mas ainda me fascina a idéia da minha cartinha viajando por aí...

Curiosidades
.Para ver e entrar no clima do universo das cartas, os filmes "O carteiro e o poeta" (1994)e "Nunca te vi, sempre te amei" (1986)são indispensáveis!
.Carta social para correspondências com no máximo de 10 gramas custa R$0,01. O envelope deve ser de pessoa física para pessoa física, preenchido a mão e no rodapé do verso do envelope escreve-se destacadamente "Carta Social".
.Linda maneira de homenagear, encomendar um selo com o retrato de alguém (ou um lugar, você decide) que você ama.
.Cartas em braille são enviadas sem custos para o emissor.

Enquete: Participe já!
Todo blablabla desse post é porque outro dia descobri que algumas pessoas nunca mandaram ou receberam cartas (desconsiderando malas diretas). Por isso resolvi fazer a enquete sobre as cartas. Se voce já enviou uma cartas na sua vida, conte-nos para quem! Em tempo, a imagem do post é uma pintura do artista Belmiro de Almeida, "A má notícia", em exposição no Museu Mineiro em Belo Horizonte. Ainda volto neste assunto...

3 comentários:

Anônimo disse...

Só você com cartinhas e e-mail´s...
O que vc acha de desenvolver uma aula de curta-metragem de massina ??? Para o Magistério ou 9º ano do Ensino Fundamental I ???
Abraços
Márcio Bruscagin
http://pimentanoesquema.blogspot.com

Anônimo disse...

Acho uma idéia ótima, danada de boa...

Anônimo disse...

Papai e mamãe nunca me deram mesada! Vou consultar meus advogados sobre isso.