quarta-feira, 25 de junho de 2008

Quarta Poética!



Toda quarta-feira o Viveiro de Idéias vai ter um poema para ser ouvido. Será nossa Quarta Poética! A idéia e o desejo surgiram da visita feita ao Museu da Língua Portuguesa, na estação da Luz, em São Paulo. Há uma sala (uma praça) escura como no cinema, na qual poemas e outros escritos saborosíssimos são "declamados" enquanto imagens e o próprio texto são projetados no teto da sala. Vozes conhecidas e desconhecidas (devidamente identificadas) falam com cada presente, o escuro dá a sensação de proximidade e intimidade, estão falando diretamente comigo e pra mim. Mal meu cérebro começa a brincar com as palavras e inventar sentidos, imagens são oferecidas e embaralham as idéias recém nascidas. Eu amei (será que para alguns isso causa desconforto?): como um malabarista que paulatinamente tem um objeto acrescentado a sua ciranda de objetos suspensa no ar! Quando quem ouve acha que deu conta do sentido, um elemento novo aparece para desarranjar e nos desafiar a outro arranjo! Signos, signficados e sentidos em interlocução com os cérebros e corações dos visitantes! Há primeiro plano, quem é mais importante o som ou a imagem? A imagem "ilustra" o que o som profere ou dialoga com ele? Fiquei com saudade de fazer rádio, de falar no pé d`ouvido dos meus ouvintes! Fiquei com saudade de me ouvir, de não me gostar e depois gostar! Está iniciada nossa Quarta Poética! Para começar um tira-gosto, um trecho do livro da Adélia Prado, Quando eu era Pequena.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei!!! Espero poder participar também!!! O belo do simples, ai, ai...