Que delícia que eram aqueles almanaques de antigamente, textos, imagens, curiosidades! E muitas atividades do tipo "faça você mesmo". A idéia aqui é a mesma, reunir experimentos, ideias, provocações que possam ajudar a tornar as salas de aula de ciências espaços mais instigantes e produtivos!
domingo, 9 de novembro de 2014
Comapartilhando: Modelo artesanal de captação de chuva
Captação de água de chuva, reaproveitamento da água da chuva, reuso da água de chuva...Desde 2 de janeiro, tornou-se obrigatória no estado de São Paulo a implantação de sistema para captação e retenção de águas pluviais coletadas por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos, em lotes edificados ou não, que tenham área impermeabilizada superior a 500 m2 (Lei estadual 12.526/2007, promulgada pela Assembléia Legislativa). A intenção não é só economizar água, mas controlar as recorrentes enchentes. O modelinho carnavalesco da foto foi pensado por mim para residências pequenas e sobrepostas (apartamentos!)!
Materiais: 1. Dois cotovelos de PVC grandes; 2. um cotovelo de PVC pequeno; 3. um galão de água; 4.Manta resinada para filtro de aquário; 5. Pedras coloridas para aquário; 6. Carvão para filtro de aquário; 7. Areia para filtro de piscina; 8. Tela para mosquito; 9. Ralo com grade para banheiro; 10. Cola de silicone; 11. Fita isolante; 12. Garrafa PET (não compre garrafas com "cinturas"); 13. Tesoura; 14. Palitos para ajeitar a cola de silicone.
A vantagem de usar produtos de aquário é que os produtos não são tóxicos, pois há o cuidado com a saúde dos peixes. Além disso os produtos próprios para aquários são lindos! E beleza também é alimento....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário