Que delícia que eram aqueles almanaques de antigamente, textos, imagens, curiosidades! E muitas atividades do tipo "faça você mesmo". A idéia aqui é a mesma, reunir experimentos, ideias, provocações que possam ajudar a tornar as salas de aula de ciências espaços mais instigantes e produtivos!
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Escola tradicional X escola "moderna"
Meninos, pensei em falar sobre isso propondo um jogo. Descrever dois tipos de escola e vocês lerem tentando encontrar a escola (ou as escolas) que estudam (ou que já estudaram) e reconhecer os professores de vocês (os atuais e os antigos). Acontece que isso não seria muito justo, especialmente para as escolas não tradicionais, pois elas existem sob uma grande veriedade de formas e nomes...Sendo assim esclareço que as características que vou utilizar para descrever cada tipo de escola são genéricas, falam de traços marcantes e recorrentes...Mas que podem existir (e existem!) muitas outras variáveis. Vamos ao jogo:
Escola tipo 1
Na escola tipo 1 o professor é figura central, decide tarefas, avalia, apresenta o conteúdo que irão estudar, segue a risca o planejamento. Praticamente só ele fala, os alunos escutam e não há incentivo para perguntas. A aula é passada no quadro negro (lousa)e os alunos copiam em seus cadernos (mesmo que aquele conteúdo esteja no livro didático!!). O livro didático/apostilas são como bíblias do conhecimento, quase sempre fonte única de consulta. No lugar do pensar, os alunos precisam memorizar/decorar todo o conteúdo, que irá ser "cobrado" em uma prova. Os alunos recebem nota por seu desemepenho, e essa nota poderá definir se ele seguirá em frente ou terá que refazer todo o estudo daquele período. São muitos os questionários...
Escola tipo 2
Na escola do tipo 2 o aluno é incetivado a se expressar, perguntar, ser curioso. A dúvida existe e o erro é entendido como parte do processo do aprender. Valoriza-se mais o pensamento que o decoreba. O professor pode pedir sugestões para os alunos sobre conteúdos, atividades e o planejamento das aulas. Além da lousa, o professor busca utilizar outros recursos, como jornais impressos, programas de televisão, músicas, filmes, trabalhos manuais. Procura-se avaliar o aluno de maneiras variadas, não super-valorizando as provas escritas.
E aí, encontrou-se? Você estuda em uma escola do tipo 1 ou do tipo 2? Acredita que estuda na escola do tipo 1 mas alguns professores se comportam como os professores da escola do tipo 2? Sua escola tem características da escola do tipo 1 e 2? Tudo certo, atualmente essa mistura de estilos é uma realidade. Uma escola é um caldeirão de estilos! É verdade que algumas escolas organizam-se de maneira a enquadrar-se a um tipo apenas, dependendo do que seus diregentes e as vezes seus professores acreditam. As escolas tradicionais, o tipo 1 aqui descrito, têm fama de serem eficientes e garantirem que os alunos estejam preparados para o famigerado vestibular. Já as escolas não tradicionais ou "modernas", o tipo 2, preocupam-se em respeitar a liberdade do aluno,sua criatividade e fé em si mesmo. Cada escola prepara um tipo de cidadão, e ao escolhermos o tipo de escola que queremos estamos de fato decidindo sobre o tipo de gente que vai habitar o mundo...Repetidores...Criadores...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Eu gostei mais do 2 tipo de escola, os alunos ficariam mais à vontade para expor suas opiniões, acho que assim aprenderíamos mais coisas, e o relacionamento com os professores seria melhor.
Eu gostei da escola tipo 2 pois os aluno tem direito de expressar suas idéias e dar opiniões para deixar de lado a rotina da escola.bjos =)
eu gostei mas queria mais informações
Postar um comentário