Que delícia que eram aqueles almanaques de antigamente, textos, imagens, curiosidades! E muitas atividades do tipo "faça você mesmo". A idéia aqui é a mesma, reunir experimentos, ideias, provocações que possam ajudar a tornar as salas de aula de ciências espaços mais instigantes e produtivos!
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Cinema para cego?
Fui professora em uma escola especial para portadores de deficiência visual. De tudo que “aprontei” com “meus meninos” (e foram muitos os feitos!) as sessões de cinema marcaram-me profundamente. Como no filme "Vermelho como o céu", os alunos mostravam grande interesse por cinema. Quem enxerga (identificado como vidente) transforma-se no “olho do cego”. Tipo um olho ecológico, reaproveitado. Há quem ache essa iniciativa uma bobagem, por tratar-se de uma vivência intermediada, uma leitura contaminada da imagem, visto que passa pelos olhos de um mediador, é “interpretado” antes por um cérebro que não o do cego, com suas milhares de implicações, até que se converta em uma informação descritiva-narrativa. Essa experiência só seria legítima se fosse, para estes cricris de plantão, imparcial, ou seja, vivenciada pelos cegos sem intermediários. O desafio é o seguinte, solte sua imaginação, coloque-se no lugar de alguém que não enxerga, e tente descrever algumas imagens. Que elementos são indispensáveis para a composição mental da imagem de outrem? Começo pelo todo ou pelas partes? Poste aqui suas dificuldades, acertos, dúvidas, descreva algo conhecido e deixe que tentemos descobrir o que é!
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