domingo, 9 de novembro de 2014

Comapartilhando: Modelo artesanal de captação de chuva


Captação de água de chuva, reaproveitamento da água da chuva, reuso da água de chuva...Desde 2 de janeiro, tornou-se obrigatória no estado de São Paulo a implantação de sistema para captação e retenção de águas pluviais coletadas por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos, em lotes edificados ou não, que tenham área impermeabilizada superior a 500 m2 (Lei estadual 12.526/2007, promulgada pela Assembléia Legislativa). A intenção não é só economizar água, mas controlar as recorrentes enchentes. O modelinho carnavalesco da foto foi pensado por mim para residências pequenas e sobrepostas (apartamentos!)!
Materiais: 1. Dois cotovelos de PVC grandes; 2. um cotovelo de PVC pequeno; 3. um galão de água; 4.Manta resinada para filtro de aquário; 5. Pedras coloridas para aquário; 6. Carvão para filtro de aquário; 7. Areia para filtro de piscina; 8. Tela para mosquito; 9. Ralo com grade para banheiro; 10. Cola de silicone; 11. Fita isolante; 12. Garrafa PET (não compre garrafas com "cinturas"); 13. Tesoura; 14. Palitos para ajeitar a cola de silicone.

A vantagem de usar produtos de aquário é que os produtos não são tóxicos, pois há o cuidado com a saúde dos peixes. Além disso os produtos próprios para aquários são lindos! E beleza também é alimento....

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

terça-feira, 8 de julho de 2014

O que seria da ciência sem a delícia da imaginação?


E o que seria do cinema se não existissem "bíblias de zoologia de invertebrados"?
Ainda não há para vender no Brasil. Ah...mundo....globaliza logo.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Série Sala de Aula Efervescente: Episódio 1



Hoje fiz uma retrospectiva mental sobre minha trajetória como professora e lembrei de episódios muito interessantes vividos por mim em sala de aula. Episódios que fizeram parte da minha formação como professora. E antes que eles se embaralhem diluindo-se nas minhas memórias, resolvi contá-los aqui no blog. Assim ficam registrados para mim e quem sabe possam servir para algum tipo de reflexão para os educadores que eventualmente passem por aqui. Contarei aqui os episódios que integrarão a Série Sala de Aula Efervescente. Não os contarei cronologicamente, mas seguirei o que minha vontade (em algum lugar minha vontade precisa prevalecer, né?) e minha memória selecionarem espontaneamente. (Vou sempre ilustrar com imagens inéditas. A foto é de uma escultura no Museu do Vaticano, em Roma. Seriam cócegas?)

Episódio I

Todo professor comprometido com o aprender de seus alunos sabe como é difícil preparar uma avaliação e depois avaliar cada aprendiz, respeitando a diversidade do alunado e a relevãncia dos assuntos. Pois bem, na prática é uma tormenta (saudável) os alunos reclamando das questões da prova e das notas que obtiveram. É difícil exercer justiça. Certa vez eu tive uma turma de quinta série (11 anos) super questionadora. Para eles meu esforço de avaliação nunca era suficiente. Resolvi fazê-los sentir na pele o trabalho que era preparar e corrigir uma prova. Propus uma atividade diferente. A primeira parte seria de elaboração de questões. Eles deveriam fazer a pergunta e pensar a resposta. Cada aluno fez uma dúzia e eu escolhi "as melhores" (na verdade escolhi diversidade, pois as questões eram basicamente as mesmas). A partir da produção dos alunos eu confeccionei uma prova com 30 questões, uma de cada menino, que a turma respondeu em uma aula-teste animada, com as questões circulando pela sala. Em seguida, embaralhei os testes e os distribuí aleatoriamente de maneira que os alunos corrigissem a prova dos colegas de forma cruzada. E então, de posse do gabarito preparado pelos alunos iniciamos a correção. Aí a porca torceu o rabo! Eles contestavam as questões, a reposta eleita pelo autor da pergunta, percebiam que muitas vezes algumas perguntas admitiam mais de uma reposta, identificaram questões ambíguas e reconheceram que ela parecia uma excelente questão, perceberam que alguns assuntos haviam sido demasiadamente explorados na prova em comparação a outros e o pior....Descobriram-se na desconfortável posição de avaliador dos colegas. Alguns sabiam do esforço do amigo aprendiz e queriam dar notas melhores, como um estímulo independente do desempenho naquele momento. Outros não admitiam que colegas considerados pelo grupo alunos ruins obtivessem notas iguais ou melhores que a obtidas por eles. A sala parecia uma campo de batalha discursivo! E eu quando estavam a ponto de virar a esquina para a barbárie chamei-os a razão lançando a provocação: viram como não é fácil fazer uma prova e corrigi-la? Que avaliar é mais que dizer que tá certo e errado e dar uma nota? Perceberam quantas questões estão envolvidas aí?

sábado, 5 de abril de 2014

Tarefa: TIC

Que som é esse? Vídeo 1 Vídeo 2 Vídeo 3 Vídeo 4 Vídeo 5 Vídeo 6 Vídeo 7 Vídeo 8

Tarefa: Saberes Docentes

A partir da cena a seguir, façam uma análise crítica-reflexiva:

"Assim que entrei, todos se organizaram e ficaram em silêncio, achei ótimo , realizei a chamada para conhece-los pessoalmente. Durante os primeiros 40 minutos de aula, quase todos os alunos começaram a participar, a interagir com perguntas, algumas delas foram se o homem evoluiu do macaco, se poderiam existir dinossauros novamente, como surgiu a vida na terra. O Tema e as curiosidades chamaram atenção, mas nem todos queriam realizar uma das atividades, que utilizassem da imaginação para desenhar no quadro como eram os primeiros habitantes na terra. Alguns alunos foram atenciosos e quiseram desenhar, e a sala toda ficou empolgada com os desenhos, pois cada um fez do seu jeito. Quando pedi pra um deles se dirigir ao quadro para desenhar, ele não quis participar , mas  depois de quase todos desenharem, ele  pediu o pincel e desenhou um pênis  fugindo  completamente do tema, e bastou desenhar que a sala toda caiu em risos descontrolados. No primeiro momento refleti diante da atitude, e perguntei o que era aquilo, e ao invés de agir de forma autoritária optei por explicar sobre anatomia humana e a sexualidade, através do desenho que ele tinha feito. Todos os alunos não esperavam, e  ficaram espantados e atenciosos com aula final .Acho que todo professor tem que estar preparado pra qualquer situação, dessa vez consegui converter uma situação que poderia acabar sendo conflituosa em algo aproveitoso." 

Tarefa: Saber Biológicos

Fazer uma foto que dialogue com o texto dos "Quintais"

Ainda não recebi nada....

segunda-feira, 3 de março de 2014

Blogueiras de ciência


E aí, você conhece algum blog sobre ciência cujo autor seja uma mulher?

Conte-me!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Tarefa EAD sobre Lições de Coisas

Considerando que a escola é uma "tradição inventada" a tarefa de vocês é pesquisar na WEB alternativas para a escola que conhecemos e colocar aqui nos comentários o link produto da garimpagem intelectual realizada. Voltem ao blog depois da fazerem a tarefa, pois a partir do que cada um descobrir novas tarefas podem ser postadas. De qualquer maneira, a data limite para a postagem é 6 de fevereiro. Bom trabalho!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Provocação compartilhada: Quem explica?


Quem explica? A embalagem hermeticamente fechada do sanduba ofertado pela TAP (por conta de atraso no vôo) quando alcançou 10 mil metros de altitude ficou assim! Depois que pousamos a embalagem murchou! O que aconteceu, afinal?