quarta-feira, 21 de maio de 2008

Absorventes, feriadão, animais que falam: por que as pessoas gostam de estatísticas?

Não sei se é algo próprio da nossa espécie ou se é uma apropriação cultural, mas sempre que uma idéia, um fato, uma possibilidade precisa ser legitimada números e estatísticas aparecem conferindo confiablidade a questão. Se há um número, houve uma pesquisa, certo? E se houve pesquisa, fez-se ciência, certo? E se há ciência, há conhecimento, certo? E todo conhecimento é um espelhamento da realidade, certo? Viva a imaginação e as histórias nas quais os animais falam! Viva a imprecisão! Viva o torto e o incerto! Mas voltando ao incrível universo dos números que nos chamam a realidade, e especilamente para aqueles que se deliciam com este tipo de contabilidade, aqui estão alguns cálculos e curiosidades sobre "água, lixo, qualidade de vida e premunições inquietantes:
  • E uma única operação de 6 horas as empresas áreas dos Estados Unidos reúnem 1 milhão de copinhos de plástico (http://www.chrisjordan.com/).
  • A água de chuva coletada em baldes por 25 minutos pode lavar uma calçada, por 30 minutos um carro e por 10 mintos molhar as plantas de um jardim por uma semana.
  • Se os moradores de uma cidade como São Paulo em um fim de semana consumirem cerca de 3 refrigerantes de 2 litros a cada agrupamento familair de aproximadamente5 pessoas teremos cerca de 26 milhões de garrafas PET por mês nos lixões da cidade. Isso se a bebida só for consumida nos fins de semana e não houver nenhum feriadão. Ah..sabe quanto tempo uma garrafa PET leva para ser degradada na natureza? Tempo indefinido....
  • Uma fralda descartável leva 600 anos para ser decomposta e uma de pano 6 meses. Simples, vamos voltar a usar fraldas de pano? E o que faremos com os absorventes femininos?
  • Você sabe quanto lixo produz em média por dia? Cerca de 3 kilos. Em uma cidade como São Paulo, seu lixo somado ao dos seus vizinhos chegam a 12 mil toneladas de lixo recolhidas por dia, quantidade que se espalhada em um campo de futebol alcançaria 4 metros de altura.
  • Cada vez que você dá a descarga são descartados 10 litros de água potável! Em uma semana você consome 350 litros só no vaso sanitário! Isso se você não tiver uma dor de barriga, ou em bom "mineirês" um piriri-gangorra!
  • Ainda no banheiro, saiba que os Estados Unidos consomem por ano cerca de 15 milhões de árvores só para a produção de papel higiênico! Ou seja, o americano gasta 15 florestas por ano para limpar o bumbum! Não tenho dados para o Brasil...

Nenhum comentário: