terça-feira, 27 de maio de 2008

Deu na Nature: o clima irá esfriar até 2015!

Na íntegra, texto colhido em http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/index3.shtml e escrito por Nina Weingril. Outro dia vi o jornalista Eduardo Grilo (quem muito admiro) perguntar* para um meteorologista na Globo News, se meteorologistas concordavam com ecologistas sobre causas e consequências do "aquecimento global". Perguntou assim, na lata. Sem titubear o meteorologista disse "não, acreditamos que o aquecimento faz parte de um processo natural do planeta, algo cíclico". Bom, talvez o "aquecimento global" seja memso um evento natural. Mas e se descobrirmos que nem mesmo existe um "aquecimento global". A quem interessaria que a humanidade acreditasse nisso? Por que todos aceitam com resignação que nossa espécie seja vista como detentora de um impulso destrutivo natural?

"Esqueça completamente essa história de aquecimento global. O mundo está esfriando e novas pesquisas estão aí para comprovar isso. Publicado pela conceituada revista Nature, um estudo feito por um time de metereologistas alemães confirmou que o clima irá esfriar até 2015.Há duas semanas, os Estados Unidos saíram de um dos invernos mais frios das três últimas décadas. Segundo o Centro de Dados Climáticos do país, março de 2008 foi o 63º mês mais quente desde 1895.Em abril, a WWF (World Wildlife Fund) publicou um estudo dizendo que o gelo do Ártico estava derretendo tão rapidamente que poderia alcançar um ponto sem volta. Isso foi baseado em um dado de setembro do ano passado, que mostrava que o gelo havia passado, em seis meses, de 13 milhões de km² para somente 3 milhões km².Porém, a WWF omitiu a informação de que em março deste ano o gelo havia batido a marca dos 14 milhões de km², O maior nível já registrado. Mas a evidência mais dramática estava por vir: o ciclo do movimento de água no Pacífico, conhecido como Pacific Decadal Oscillation (PDO), mudou inesperadamente para sua fase gelada – o que só acontece a cada 30 anos ou mais.O site do metereologista americano Anthony Watts mostra tudo.O que você acha: o clima enlouqueceu ou os cientistas estão comendo bola?"


* O diálogo, pergunta e resposta foram re-escritos a partir da minha memória. logo, Grilo e e seu convidado, se passarem por aqui, perdoem minha imprecisão na forma, mas fui fiel ao conteúdo!

5 comentários:

Anônimo disse...

Aua - não tem aquecimento Global?
MEU MUNDO CAIU! Hahahaha.

Anônimo disse...

todo mundo fala do aumento do buraco do ozônio. como eu odeio os eco-chatos, acho que o buraco é do ozônio e ninguém tem nada com isso! rááárarara!!!

brincadeiras à parte, vi vc no "Mulheres" e vim aqui conferir, pq assumo sim algumas resposabilidades de me sustentar sem agredir tanto o meio ambiente.

discordei da compostagem em casa, já fiz num canteiro aqui, 4m x 30cm e foi uma dogra! ficou infestado larvas de mosca e nem tinha resíduos animais.

o que fazemos mto aqui, é colocar uma bacia grd pra reaproveitar a água do banho na descarga, e quintal. tb pretendo fazer uma cisterna usando caixa d'água e um aquecedor solar feito de sucata mas aí já é outra história.

moro na grd são paulo e é um absurdo tanta gente morando junto! precisamos pressionar e nos informarmos mais, pra vivermos com menos e, em cidades menores e planejadas.

ufa!
tenho um site bem legal, visite! VERTICE Além do Penguin News é claro!

parabéns, sorte e forte abraço!

Anônimo disse...

A anedota é antiga, mas exemplifica bem o problema das conclusões "científicas":

Um obstinado cientista queria entender o comportamento da aranha.

Punha a aranha na mesa e gritava:
- Aranha, anda!
E a aranha andava...

Sem dó ou piedade, arrancava consecutivamente as patas da aranha e gritava:

- Aranha, anda!
E a aranha andava...

Quando arrancou a última pata, a aranha não tinha mais como atender a ordem do obtuso cientista.

Logo, o "cientista" conclui a sua experiência em um sucinto relatório:

-Ao remover a última pata, a aranha ficou surda...

Anônimo disse...

Olá!
Vi sua apresentação no Mulheres. Como sou prof. de quimica, tb fiz um blog, ligado a tudo que é relacionado.
Assim o meio ambiente tb está lá!
|Se vc quiser é xquimica.blogspot
abraços, e tenha a certeza deque um pouco de cada, faz um tanto para todos!

Anônimo disse...

Olá! Fiquei sabendo do seu blog através do programa "Mulheres", do qual vc participou nesta semana.
Simplesmente, adorei sua participação.
Também fico muito feliz pela tv abrir espaço para discussões importantes, como sustentabilidade e a soluções para nossa "crise civilizatória", da qual também concordo, contrapondo-se a idéia de "crise ambiental" tão amplamente divulgada.
Sou estudande de Geociências e E.A. na USP, e recentemente criei um blog para compartilhar idéias:
http://educageo.blog.terra.com.br
Vou divulgar seu blog no meu, e sempre vou dar uma olhadinha aqui, amei a matéria deste post. Sim, a tendência da Terra é esfriar, como bem aprendi nas minhas aulas de Astronomia e Ciências Atmosféricas.
Precisamos mesmo é entender: "Aquecimento Global: por quê,pra quê e pra quem?"
Abraços sustentáveis, Fernanda Felix